Adsense

Seguidores


ARTESANATO

6
Bom dia minhas flores! Como vocês estão? E o final de semana vocês aproveitaram bastante?
Espero sinceramente que tudo esteja maravilhosamente bem!
Hoje trago mais uma curiosidade sobre o artesanato para vocês.





Artesanato
Uma das várias identidades de um povo é a sua cultura, o seu folclore e o seu artesanato. Então, sabes o que é artesanato?
O Artesanato é um conjunto de trabalhos manuais que requer destreza e habilidade artística. São peças funcionais ou decorativas que simbolizam a cultura e o folclore de um povo. Então, qualquer trabalho manual que tu fazes pode ser considerado artesanato
.
Folclore significa o “saber do povo”, ou seja, é o que o povo diz, o que o povo faz e o que povo sente. É uma cultura tipicamente popular.

Vamos falar mais sobre o artesanato. Esse tipo de arte que não é somente popular mas que tem vários elementos da arte clássica e que começou com o homem pré-histórico, modernizou-se através dos anos, ou melhor, dos séculos, ganhou características regionais de cada grupo de pessoas e hoje, é o artesanato que conhecemos, rico em variedades, formas, tendências e estilos.

Curiosidade: Sabias que os homens das cavernas já faziam artesanato. Foi quando eles aprenderam a polir a pedra, fabricar a cerâmica e usar peles de animais para se aquecerem. Os primeiros objetos eram pratos, tigelas e copos bem rudimentares que eram usados no dia-a-dia.

Artesanato em Portugal
Mesmo sendo um país pequeno, Portugal possui um artesanato muito diversificado e rico. Em cada região, os artesãos dão uma nova característica a materiais como a cerâmica, metais, vidros, tecidos, azulejos, entre outros.
No norte do país, o artesanato é muito divulgado e possui um maior número de artesãos. Mesmo assim, o centro/sul tem muito a contribuir para o artesanato português.
A cerâmica está presente em todo o país. Em Trás-os-Montes há uma cerâmica muito escura – bisalhães que depois de cozida, fica com um brilho bem característico. Em Barcelos, há o tradicional “Galo de Barcelos”, onde o artesanato é muito colorido. Caldas da Rainha é uma zona muito importante para o artesanato português. Lá viveu o grande artesão Rafael Bordalo Pinheiro que criou inúmeras peças em cerâmica como: a louça artística das Caldas da Rainha..

Curiosidade: Sabes o que é Filigrana? É o trabalho feito a partir de fios de ouro ou de prata, desde a época dos romanos. Este trabalho é feito no norte do país. “Arrecadas” são brincos típicos do Minho, feito em filigrana.

A tapeçaria e a tecelagem, ou seja, mantos, colchas e tapetes feitos em lã ou em algodão são característicos de várias zonas mas a região de Arraiolos e Portalegre o artesanato é dos mais importantes do país.
No Alentejo, o artesanato é feito por um ou por uma família de artesãos. São característicos alguns tipos de olaria e tecelagem, o vestuário em pele ou couro e toda uma vasta gama, de artigos de correaria, além da tapeçaria de Arraiolos, o mobiliário tradicional alentejano, o calçado tradicional, a arte pastoril, os bonecos deEstremoz, os alinhavados de Nisa.
Na região do Minho, destaca-se também o artesanato em metais e em Castelo Branco são famosas as colchas.

O artesanato nas ilhas dos Açores caracteriza por utilizar elementos do mar, além é claro, da tecelagem. Na Madeira, são célebres os bordados, os sapatos e a tapeçaria.
Poderíamos ficar a falar mais de cada região, porém o importante é saber que através daquele artefacto ou daquela roupa que faz parte da cultura regional, há um artesão que colocou um pouco de si no seu trabalho e que encheu nossos olhos de beleza e criatividade.

Curiosidade: Há uma grande diferença entre os tipos de artesanato no mundo. O artesanato africano é muito diferente do artesanato dos países árabes. Os africanos utilizam mais a madeira e os metais mais escuros, tipo o bronze. Já os povos árabes, no seu artesanato, utilizam mais metais com muito brilho tipo: ouro, prata e alumínio, além do vidro.

http://www.rtp.pt/web/abrincar/tema17.htm


6 comentários:

Rita artes manuais disse...

Olá amiga
vim agradecer a visita e dizer q estou te seguindo eu não tenho mais caixinha de seguidora
Adorei seu blog
é maravilhoso
Bjs fique com Deus
Boa semana!

Jamile Farias disse...

Oi minha flor, vim retribuir a visitinha e te agradecer, amei o seu blog e já estou seguindo, parabéns pelo seu trabalho e tudo de bom.

Ouça a Palavra do Senhor disse...

Seguindo de volta. Fique na paz.

Luiz Rafael em: www.oucaapalavradosenhor.com

Pedro disse...

Olá Ana Cristina, tudo bem? Minha avó também faz artesanato.
Uma feliz e colorida semana!
Com carinho
Pedro

Ponto Com Artesanatos disse...

Oiê! Que legal seu blog! Já estou seguindo. Ficaria feliz tbém com sua vista ao meu!
www.pontocomartesanatos.blogspot.com

Sueli-sama disse...

OLÁ ANA TUDO BEM COM VC?,VIM LHE FAZER UMA VISITINHA COMO PROMETI,OBRIGADA POR ME SEGUIR,BEIJOS E ADOREI SEU BLOG,BEIJOS E UMA BOA NOITE....

Postar um comentário

×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Obrigada pelo Comentário!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Logo vou responder .. Bjs a todos!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...