Adsense

Seguidores


INVENÇÃO DAS AGULHAS

3


Agulha (do Latim acucla) é uma ferramenta utilizada para perfurar superfícies. Por ser capaz de penetrar facilmente na maioria dos tecidos, ela é usada para costurar, que é o ato de unir peças ou entrelaçar fios a fim de criar uma peça de roupa ou um remendo em algum tecido. Para cada material que se pretenda costurar, existe um tipo de agulha mais adequado. Antigamente, as agulhas não eram plásticas ou metálicas, eram feitas com improvisações de madeira ou osso


Para a costura à mão, a agulha é uma pequena haste fina de aço, afilada de um lado e com um orifício, pelo qual se introduz a linha.
Para a costura à máquina, a agulha é uma haste metálica afilada e com orifício na mesma extremidade. Na outra extremidade existe uma base que pode ser fixada na barra de agulha da máquina doméstica ou industrial. A agulha, conforme o tipo de máquina, pode ter haste reta ou curva, além de outros recursos técnicos para adequação ao que será costurado, por exemplo, ponta de bola para tecidos delicados ou de malha..



                                                              Agulhas de costura

Para tecimento existe a agulha de tricôt que é uma haste metálica revestida por capa plástica, são usadas aos pares e servem para tecer manualmente tecidos de malha. O diâmetro da agulha é determinante ao tamanho da cabeça da malha.


Agulhas de tricôt

Agulha de frivolitê

Para tecimento industrial utiliza-se a agulha de lingueta que tem a extremidade curva em gancho (também chamada cabeça) e uma parte móvel chamada lingueta. São usadas em número variável de acordo com a largura do tecido de malha a ser tecido.
Para tecimento industrial temos a agulha de mola que tem extremidade curva em gancho (cabeça), mas a cabeça é fechada por uma placa que não é parte integrante da agulha. São usadas em número variável de acordo com a largura do tecido de malha a ser tecido.

Para tecimento existe a agulha de crochet que é uma haste metálica ou plástica com gancho. Usada sozinha no tecimento de tecidos de crochet, um tipo de malha que só pode ser feita manualmente.


Agulhas de Crochê

Para uso médico há a agulha hipodérmica que é uma haste metálica ou plástica com um orifício que vai de uma extremidade a outra, para passagem de fluido. A espessura (calibre) é consoante a viscosidade do fluido e o calibre da veia ou artéria que se quer alcançar. Existem outras duas formas de uso além da intravenosa, que são subcutânea e intramuscular.

                                                        Agulhas de uso médico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agulha

3 comentários:

kris e tati disse...

nossa que interessante, nunca tinha lido nada a respeito...adorei e adorei também seu cantinho cheio de matérias muito explicativas....
seus trabalhos são muito lindos..estou começando no crochê e estou adorando suas dicas..DEUS te abençoe e te dê muito sucesso.
bjus da kris e tenha um ótimo domingo!

David Costa disse...

Não sabia disso das agulhas não!

David - Leitor Compulsivo

ATELIE CANTINHO BELAS ARTES disse...

Boa Noite

Vim retribuir a visita seu blog é lindo parabéns pelo trabalho
Já estou te seguindo.

Meu Blog:http://deiabsalves.blogspot.com.br/

Postar um comentário

×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Obrigada pelo Comentário!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Logo vou responder .. Bjs a todos!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...