Adsense

Seguidores


DIA DOS ANIMAIS BRASILEIROS

4
14 DE MARÇO



“A compaixão pelos animais
está intimamente ligada a bondade de caráter,
e quem é cruel com os animais
não pode ser um bom homem.”

Arthur Schopenhauer



O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 04 de outubro, nascimento de São Francisco de Assis. Mas aqui no Brasil o dia 14 de março também é uma data comemorativa dedicada aos bichos que habitam nosso Planeta.
Boa parte dos defensores dos animais adotada também uma dieta vegetariana ou vegana e assume a luta pela redução do consumo de carne no Planeta. A preservação do meio-ambiente e do habitat natural em que vivem também é uma das causas que mais possuem adeptos, assim como a defesa da vida dos bichinhos.
Para fazer sua parte, muitas vezes basta não ficar calado diante da maldade e dos maus tratos.
 Confiram abaixo um texto de Anselmo Padula que explica como proceder em casos de denúncias a favor dos animais, e o que diz a legislação brasileira sobre o assunto.
Conhece algum animal que sofre maus tratos? Como proceder com segurança para evitar o sofrimento.
Maltratar animais é crime: Lei Federal de 12/2/1998.  Considera-se maus tratos bater, deixar preso o dia inteiro, não tratar de animal doente, submetê-lo a trabalho forçado (prática comum em carroças), abandonar, não fornecer abrigo, água e comida. Fique atento, cão latindo o dia inteiro, exceto com raras exceções, é negligência do dono.
Como denunciar maus tratos
Às vezes os maus tratos ocorrem por ignorância e não maldade. Tente conversar ou mande carta anônima. Se não surtir efeito, vá à delegacia relatar o caso, se possível com fotos, filmagens e/ou testemunhas. Não tenha medo de denunciar, pois se houver processo judicial, o mesmo ficará em nome do Estado, que, segundo o Decreto Lei 24645, de 1934, artigo 1: “Todos os animais do País são de tutela do Estado”.
Normalmente essas leis não são muito usadas nas delegacias, por isso se quem o atender poderá desconhecer ou se recusar a fazer B.O. ou Termo Circunstanciado. Nesse caso, cite a Lei 9605, artigo 32, sobre maus tratos a animais. Se mesmo assim houver recusa, o atendente estará descumprindo a lei e cometendo crime de negligência e prevaricação previsto no artigo 319 do Código Penal.
Crueldade com animais silvestres
No caso dos animais silvestres a crueldade também está presente. Em sua maioria estes são expostos à beira das rodovias em feriados prolongados, na esperança de atrair turistas, mas também há comercialização nas aglomerações dos grandes centros e até em lojas.
Muitos animais são traficados para satisfazer o gosto de pessoas ignorantes e mimadas. Há pessoas que compram o animal por pena, mas fazendo isso estarão incentivando o tráfico. A melhor coisa a fazer nesse caso é denunciar na mesma hora para o IBAMA ou PM – ambiental. Os traficantes de animais estão burlando a lei, e não tem escrúpulos para conseguir algum dinheiro com os ignorantes.


Pássaros são transportados dentro de apertados canos de PVC ou colocados aos montes em gaiolas onde não podem se mexer; às vezes são forçados a ingerir bebida alcoólica e tomar calmantes. Em alguns casos, tem os olhos perfurados, tudo para demonstrar que são dóceis. Cobras, jabutis, lagartos e outros também sofrem abusos, pois muitas vezes são colocados em sacos plásticos para transporte e morrem asfixiados. Às vezes o comprador desses animais se arrepende por ver que o animal deixou de ser dócil e o coloca em outra mata que não é seu local de origem, ocasionando a morte do animal por não se adaptar ao ambiente ou por ser vítima de predador.
De todos os animais traficados, 90% morrem no transporte por estresse, fome, sede e asfixia. Felizmente quando ocorre fiscalização, nenhum desses artifícios dos traficantes de animais consegue ludibriar a polícia que não deixa passar nada despercebido. Hoje a polícia é conhecedora da causa animal e simpática a ela devido ao crescente número de denúncias.

Quando você se cala, encoraja o agressor e não tira a vítima do sofrimento.


Que o dia 14 de março sirva de reflexão para o início de uma atitude pela vida dos animais! Preserve o Verde, a Natureza e os Animais. O Mundoé seu.
Fontes:
http://mundoverde.com.br/blog/2010/03/12/14-de-marco-e-dia-dos-animais/

"Nós seres humanos, estamos na
natureza para auxiliar o progresso
dos animais, na mesma proporção
que os anjos estão para nos auxiliar.
Portanto quem chuta ou maltrata um
animal é alguém que não aprendeu a
amar"

Chico Xavier




“Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si.”

James Froude




“Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.

Jeremy Bentham

E essas são algumas das minhas paixões

“As criaturas que habitam esta terra 

em que vivemos, sejam elas seres 
humanos ou animais, estão aqui para 
contribuir, cada uma com sua 
maneira peculiar, para a beleza 
e a prosperidade do mundo.”



Dalai Lama







4 comentários:

verinha artesanato disse...

olá amiga!!!
bela postagem!parabéns!!!!!!!!!

bjinho

Roseli disse...

Linda postagem querida, muitas informações uteis. Parabéns querida. boa noite e beijinhos para ti.

katy2marbijux disse...

Olá, Suas postagens são bem bacanas e de utilidade...estou retribuindo sua visita e agradecendo o acolhimento.
Obrigada

katy2marbijux disse...

Passei seu contato pra ele...mas vou te passar o contato dele pra vc tmb: https://www.facebook.com/hobbyviajar - sou BU 2690

Postar um comentário

×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Obrigada pelo Comentário!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Logo vou responder .. Bjs a todos!«(·´¯`·.·÷×
×÷·.·´¯`·)»Cantinho by Giuly's«(·´¯`·.·÷×

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...